Basta materiais simples para fazer um brinquedo
Materiais simples ou sucatas podem virar um brinquedo nas
mãos de uma criança. Para isso, basta que ele faça pensar, intrigue ou
simplesmente divirta. Quer ver só? Entregue a ela um cavalinho de pau e observe
se ela não sai cavalgando pela escola.
Os brinquedos dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de um
povo. Uma coisa, no entanto, não muda. O encanto que causam nas crianças. Com
objetos simples, elas se entretêm e viajam para um mundo de imaginação - se
transformam em cavaleiros e equilibristas, voam pelos céus... Para incrementar
ainda mais esses momentos de diversão, convide os pequenos para uma oficina.
Eles vão dar mais valor aos tradicionais cavalos de pau, pés de lata e bambolês
se ajudarem você a produzi-los.
Botão
Estica e solta, estica e solta... assim a criançada faz as
tampinhas desse brinquedo girarem, produzindo um barulhinho mágico. Inventado
em 1930, o futebol de botão é passatempo para todas as idades. O brinquedo
também é conhecido por corrupio ou currupicho.
IDADE - A partir de 4 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora e ritmo.
COMO FAZER - O modelo tradicional é feito com um pedaço de fio que passa pelos
dois furos de um botão grande amarrado com um nó nas pontas. Para esta
variação, que produz som, separe quatro tampinhas de garrafa PET; um pedaço de
fio de náilon torcido ou barbante fino de 1 metro de comprimento; três
pedrinhas ou miçangas; e fita adesiva. Esquente a ponta de um prego pequeno e
faça dois furos em cada tampinha de forma que eles fiquem centralizados.
Passe-as pelo cordão de maneira alternada: uma de boca para baixo e outra de
boca para cima. Dê um nó unindo as pontas da linha. Dentro de uma das tampas
centrais, coloque as pedrinhas ou miçangas e tampe com a outra. Una-as com fita
adesiva. Cuidado para que as linhas não fiquem torcidas dentro das tampinhas.
Deixe-as esticadas, com um orifício bem na direção do outro.
COMO BRINCAR - As duas tampinhas que ficam nas extremidades servem para segurar
o brinquedo. Mantenha uma em cada mão e, com o cordão frouxo, dê um impulso
para a frente para enrolar bem o cordão. Estique em seguida. As tampinhas do meio
giram em grande velocidade produzindo um barulhinho. Depois, é só esticar e
afrouxar o cordão.
Cavalo de Pau
Um simples cabo de vassoura é suficiente para divertir as
crianças com um cavalo de pau. Cada um monta em seu "animal" e sai
cavalgando pela escola. Outra boa pedida é a garotada apostar uma corrida.
IDADE - A partir de 4 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora e exercício de pernas e pés.
COMO FAZER - Desenhe a cabeça do cavalo em um pedaço de EVA e recorte. É
possível substituir esse material por papel cartão. Dobre ao meio, desenhe o
olho e faça vários furos, alinhados, a um dedo de distância da borda. Deixe um
espaço sem furar na parte de baixo. Corte pedaços de 50 centímetros de lã e
passe pelos furos. Amarre-os para fechar a cabeça do cavalo e compor a crina.
Faça também um ou dois furinhos para formar o focinho do animal. Encaixe a
cabeça em um cabo de vassoura.
COMO BRINCAR - A criança monta no brinquedo e "cavalga" pela escola.
Você pode organizar uma corrida. Trace no chão uma linha de partida e outra de
chegada e dê o sinal de largada. Outra sugestão é usar os cavalos nos
teatrinhos. Todo príncipe monta um belo animal.
Pé de lata
As crianças andam para lá e para cá em cima das latas.
Quando já tiverem prática, elas podem apostar uma corrida. Para isso, basta se
certificar que a corda de náilon está bem presa a lata.
IDADE - A partir de 5 anos.
O QUE DESENVOLVE - Equilíbrio e coordenação motora.
COMO FAZER - Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma lata de
achocolatado ou leite em pó. Passe uma corda de náilon de 1,2 metro pelos furos
da lata e una as extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente. Coloque
a tampa e decore com retalhos de plástico adesivo ou tinta. Faça o mesmo com
outra lata.
COMO BRINCAR - Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas
cordas. Além de andar pela escola com os pés de lata, eles vão se divertir
apostando uma corrida, andando para trás ou vencendo um percurso com
obstáculos.
Bambolê
Rebolar bem é o que basta para manter o bambolê na cintura.
Mas as crianças também se divertem girando o brinquedo no pescoço, nos braços e
nas pernas. Bambolear, além de divertir a criança, faz com que o equilíbrio
seja exercitado.
IDADE - A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE - Ritmo e equilíbrio.
COMO FAZER - Corte 1,5 metro de mangueira de gás. Una as pontas com fita crepe,
formando um aro. Para os menores, que ainda não conseguem girar o bambolê em
torno da cintura, faça aros pequenos usando 60 centímetros de conduíte. Você
pode colocar arroz, pedrinhas, guizos e sementinhas dentro dele antes de
fechar. Na hora em que os pequenos estiverem rodando o brinquedo, vão escutar
um agradável som.
COMO BRINCAR - A criança coloca o bambolê na cintura e o roda. Para mantê-lo
girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível também
rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços e nas pernas, além de
jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços. Para que todos brinquem juntos,
organize uma competição. O objetivo pode ser ficar mais tempo com ele em torno
da cintura ou bambolear andando, sem deixar o brinquedo cair.
Pipa
Feita de jornal, essa variação do papagaio (ou pipa, como é
conhecido em algumas regiões) vai divertir a meninada nos dias de vento. Também
conhecida como papagaio ou capucheta, a pipa sempre deve ficar longe da rede
elétrica.
IDADE - A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação visual e motora, ritmo e relação entre espaço e
tempo.
COMO FAZER - Corte um quadrado de folha de jornal com 32 centímetros de lado.
Apenas para marcar o papel, dobre a folha ao meio, formando um triângulo. Abra
a folha deixando a marca em posição vertical e vire para trás a ponta de cima.
Com um palito, faça um furo em cada uma das outras pontas. Corte um pedaço de
linha de 30 centímetros, passe pelos furos das pontas direita e esquerda e
amarre. Agora faça a rabiola. Corte 70 centímetros de linha e amarre tirinhas
de jornal nela, uma seguida da outra. Prenda esse fio na ponta de baixo. Por
fim, fixe a linha do carretel no centro do fio preso nas laterais.
COMO BRINCAR - O aluno segura a linha da capucheta e começa a correr. Enquanto
ele avança, o vento ajuda a colocá-la no alto. Para fazer essa atividade em
grupo, você pode organizar um campeonato em que o desafio é ficar mais tempo
com o papagaio no ar.
LEMBRETE - Só é possível brincar em dias de vento e longe da rede elétrica.
Alerte a criançada para os perigos do cerol.
Passa-bola
Com apenas uma garrafa PET, a criança pode brincar com
amigos ou até mesmo sozinha. Ninguém pode tocar na bola, que passa de uma
criança para outra com a ajuda de um "copinho".
IDADE - A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação visual e motora e noção de distância.
COMO FAZER - Corte uma garrafa PET ao meio. Você vai utilizar apenas o lado em
que fica a tampa, pois é mais fácil para a criança segurar. Pinte a tampinha e
a borda do suporte com tinta acrílica ou encape com plástico adesivo colorido.
Essa marcação facilita a visualização se a garrafa for transparente. Faça a
bola recheando uma meia com jornal. Para fechá-la, fixe a ponta com cola para
tecido ou costure.
COMO BRINCAR - O objetivo é jogar a bola com um suporte sem deixá-la cair no
chão. Se a criança for brincar sozinha, segura um suporte em cada mão e joga a
bolinha de um lado para o outro. Em grupo, organize os alunos em roda ou em
fileiras e dê um "copinho" para cada um. Um deles inicia a
brincadeira jogando a bola para um colega, que vai pegá-la com o
"copinho" e jogá-la para outro.
Diabolô
As crianças vão se transformar em pequenos malabaristas com
esse brinquedo nas mãos.
IDADE - A partir de 7 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora, ritmo e concentração.
COMO FAZER - Escolha duas garrafas PET com formato arredondado. Corte-as 15
centímetros a partir da boca, desprezando a parte de baixo. Corte também o
gargalo de uma delas. Lixe as bordas para tirar as rebarbas. Encaixe as duas
pela boca e rosqueie a tampa prendendo uma na outra. Decore o brinquedo com
tinta ou plástico adesivo. Para o suporte, use duas varetas de 8 milímetros de
diâmetro por 25 centímetros de comprimento e 1 metro de barbante. Fure as duas
varetas em uma das extremidades e passe-as pelo cordão. Dê um nó nas pontas.
COMO BRINCAR - A criança coloca o diabolô no chão e passa a corda por baixo
dele, segurando uma vareta em cada mão. Ela rola o brinquedo pelo chão para
pegar embalo e o levanta. Com uma das mãos, dá puxadas rápidas para que ele
gire somente em um sentido. A outra mão apenas acompanha os movimentos. É
importante ficar sempre de frente para uma das bocas do diabolô. Se ele pender
para a frente ou para trás, é preciso ajeitá-lo novamente. Depois de dominar
esses movimentos, é possível jogar o diabolô para o alto. Para isso, a criança
abre rapidamente os braços, dando um impulso para cima. Para pegá-lo, mira o
cordão no centro do brinquedo e, assim que ele voltar, afrouxa o cordão.
Cinco Marias ou Jogo das Pedrinhas
De olho nos saquinhos que estão no chão e nos que são
jogados para cima, a molecada ganha em concentração e trabalha a coordenação
motora. Além de se divertir brincando, personalizar os saquinhos pode ser uma
boa ideia.
IDADE - A partir de 7 anos.
COMO FAZER - Costure cinco saquinhos simples de pano recheados de arroz ou
areia, ate-os bem para que nada saia durante o jogo.
COMO BRINCAR - Determine a ordem dos participantes. O primeiro joga os cinco
saquinhos para cima deixando-os cair aleatoriamente no chão. Na primeira fase,
ele escolhe um dos saquinhos e o joga para cima. Antes de pegá-lo de volta,
recolhe com a mesma mão um outro que está no chão. Em seguida, joga um dos que
estão em sua mão para cima e pega um terceiro, segurando todos juntos na mesma
mão. Se o saquinho que está no ar cair, a criança dá a vez para outra. O
participante passa para a próxima fase se conseguir segurar todos os saquinhos.
Na segunda fase, os saquinhos que estão no chão são pegos de dois em dois. O
desafio aumenta na terceira fase. Agora, é preciso lançar um saquinho e pegar
três. Depois, jogar um que está na mão e pegar o restante. Na quarta fase, a
criança forma com o polegar e o indicador de uma das mãos uma trave de futebol.
Com a outra, joga um saquinho para o alto e empurra outro para dentro desse gol
antes de pegar o que está no ar. A criança tem de fazer quatro gols em quatro
tentativas última fase determina os pontos de cada criança. Ela lança os cinco
saquinhos ao ar e tenta pegar o máximo possível com as costas da mão. Quantos
ficarem em sua mão será o número de pontos.
Cama-de-gato
Feita com barbante, a cama de gato envolve raciocínio e pode
ser brincada em
qualquer canto, basta 4 mãos!
IDADE - A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE - Raciocínio lógico e paciência
COMO FAZER - Corte um pedaço de barbante (pode ser elástico ou fita também), dê
um nó entre as duas pontas.
COMO BRINCAR - Deixando as mãos verticalmente paralelas, coloque o barbante nas
pontas dos dedos, formando uma espécie de retângulo uniforme. Sem dobrar os
dedos, ou tirar o barbante da posição inicial, leve a mão direita até a
esquerda e passe-a por baixo da lateral do barbante de forma que este fique
enrolado. Faça a mesma coisa com a mão esquerda. Passe o dedo do meio de cada
mão por baixo do barbante recém enrolado, algo semelhante a letra x se formará
em cada um dos lados. A partir daí o objetivo é passar o barbante para a mão do
outro jogados sem que este saia da mão do primeiro, formando outra figura a ser desatada em seguida.
Enrola-bola
Um pulo e uma gingadinha para a direita. Outro pulo e outra
gingadinha... Em dupla, as crianças brincam até enrolar a bola no cordão
IDADE - A partir de 4 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora, integração com o parceiro e ritmo.
COMO FAZER - No centro de um pedaço de cordão de algodão grosso de 1,5 metro de
comprimento, pendure uma corda fina de 40 centímetros. Na ponta dela, prenda
uma bola de meia de náilon, recheada com retalhos de tecido ou fios de lã. Em
cada ponta do cordão principal amarre um pedaço de 1 metro de corda fina.
COMO BRINCAR - A brincadeira é feita em dupla. Cada um amarra um pedaço da
corda em sua cintura. O objetivo é enrolar a bola no cordão. Para isso, as duas
crianças têm de gingar e pular de maneira coordenada. Quando conseguirem,
proponha à dupla repetir a brincadeira só que posicionada de lado e, depois, de
costas. Sugira também uma corrida. Na ida, os parceiros enrolam a bola e, na
volta, desenrolam.
Fonte: Educar para crescer